sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AULA-PASSEIO


Viagens, visitas a museus ou mesmo uma volta no quarteirão podem enriquecer o aprendizado das crianças”
"Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios", diz Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. "Elas ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos, como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em geografia", explica. "São também importantes para a socialização - as crianças podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas", diz a educadora.
Já pensava assim o pedagogo francês Célestin Freinet( 1896-1966) que nas primeiras décadas do século 20, se insurgiu contra o ensino tradicionalista, centrado no professor e na cultura enciclopédica, porque a considerava teórica e desligada da vida. Pensando assim desenvolveu diversas atividades  didática pedagógicas entre elas a aula-passeio. Freinet  demonstrou através de estudos e pesquisas que o ensino é muito mais eficiente quando se baseia no desejo e no prazer do educando, ele  tinha a firme convicção de que a aula passeio “não era tempo perdido pois todas as disciplinas escolares tiravam proveito disso” (1976, p. 24).Freinet acreditava que o interesse da criança não estava na escola  e sim fora dela, idealizou a aula passeio com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola  pois observou quanta coisa podia ser  ensinada nos passeios. Constatou que as crianças não são insensíveis que vibram para os novos conhecimentos. Por isso, as aulas passeio são tão enriquecedoras. Partilhando do mesmo pensamento a escola Centro Comunitário realizou nesta quinta feira(14/11/2013) uma aula passeio ao parque Zoobotânico de Carajás, na cidade de Parauapebas/PA. Localizada na Floresta Nacional do Carajás o parque conta com várias espécies da Fauna e Flora brasileira inclusive algumas  nativas da região Norte.
O passeio é uma ação do programa Mais Educação que atende crianças do 1º ao 5º ano no sistema integral de ensino.O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A excursão educativa foi composta  por 30 participantes dentre gestores alunos e professores.
Texto/Fonte: espaço educar paracrescerhttp://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/8-dicas-passeio-escolar-679958.shtm
lhttp://espacompartilhado.blogspot.com.br/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABMTsAK/os-passeios-escolares-educacionais-contextualizacao-importancia-relacoes-com-lazer-a-escola
Revista Nova Escola Edição Especial Os grandes PensadoresNº19 07/2008
Portal do MEC
Postagens:Ivonete Carvalho







Nenhum comentário:

Postar um comentário