quinta-feira, 14 de novembro de 2013

REFLEXÕES SOBRE A LEITURA

CULTIVANDO O PRAZER DA LEITURA Iniciar nossas aulas lendo um poema, uma história aconchegante, contos de fadas com príncipes, princesas e castelos, uma notícia de jornal que nos apresente um acontecimento “badalado ”, que nos deixe a par das informações,uma trova popular, um texto engraçado, é uma experiência inesquecível e fundamental na formação de um leitor. Quanto mais oportunidades tenham os alunos de ouvir, ver e sentir leituras alheias,maior será a sensibilidade para compreender o que lêem e ouvem. A felicidade que sentem quando ouvem as histórias se transformam em fôlego para muitas leituras.E assim, vamos caminhando e girando no fascinante mundo da leitura. E nesse giro, vamos apreciando o universo dos livros e das diferentes possibilidades que ele nos propicia.Possibilidades estas vivenciadas através das rodas de leitura.Quando a leitura é uma necessidade, um “gosto” apreciado no ambiente em que a criança vive, se é partilhada, isufruída em comum, a criança desenvolverá o quanto puder a capacidade de ler, mesmo que ainda não conheça, não domine a letra, a palavra escrita(Mota,1994). É através da linguagem que a criança tem acesso aos significados da cultura em que vive, estabelece relações entre as informações e constrói sentido para si e para o mundo. A escola, um dos lugares de construção dos saberes sociais, precisa considerar a diversidade de significados sociais e culturais que as crianças compartilham. Levar em consideração os aspectos socioculturais de nossos alunos é reconhecer o repertório de conhecimentos que têm construído durante toda a vida.Esse acervo de conhecimentos vai permitir a compreensão de cada novo objeto de conhecimento. Segundo Castrillón, há anos campanhas, planos e projetos de promoção à leitura têm se apoiado em discursos que, de fato, não centram a atenção no real problema; pelo contrário, desviam o foco. O que se salientam em muitas dessas iniciativas é a necessidade de tais práticas, mas não é considerado que isso só irá ocorrer caso haja a convicção de que ler e escrever pode ser um meio para auxiliar e melhorar as condições de vida das pessoas. Nesse sentido,não basta apenas oferecer às crianças livros em quantidade, elas precisam perceber, sentir de verdade que a leitura é um elemento essencial para a vida. E Professores e alunos precisam estar juntos nesse processo que envolve redescobertas e inúmeras possibilidades. SUGESTÕES DE LEITURAS Ler para as crianças, ler junto, com as crianças, permitir que todos leiam, que escolham seus livros, seus estilos, que desistam do livro que inicialmente pensaram em ler, que peguem mais de um livro ao mesmo tempo, que comentem espontaneamente o que leram, que se emocionem, que peçam “bis”, que leiam em voz alta que silenciem estasbelecendo segredos com o autor, que frequentem bibliotecas, que tenham uma na sala de aula, que valorizem o acervo e busquem mais, pedindo emprestado, trocando e colaborando na aquisição de novos livros que contem e leiam histórias para os outros, mais e muito mais.Todas essas atividades envolvem alunos e professores na fascinante viagem que o universo da leitura nos propicia. Seqüência de Atividades do Projeto TRILHAS Leituras feitas pelo professor às crianças do 1º ao 5º Ano Livros: A casa sonolenta Os sete cabritinhos Boi da cara preta Brin e book canta e dança Viviana Rainha do Pijama A joaninha que perdeu as pintinhas Nunca conte ratinhos Dona baratinha Achei Se um gato for Economia de Maria O grande rabanete Pêssego,pêra ameixa no pomar Arco Íris Delícias e gostosuras Viagem de um pãozinho Ser criança é Bruxa, bruxa, venha a minha festa Até as princesas soltam pum O patinho feio: Clássicos infantis Cuidado com o menino A pipa e a flor Uma zebra fora do padrão Chapeuzinho vermelho Postagem de fotos:Ivonete Carvalho Colaboradores: André Luís Nilva Santos Referência bibliográfica: Texto: Livro Metodologia de Ensino- Aprendizagem de 1º ao 5º Ano Escola em Ação/Editora Bolsa Nacional do Livro,organizada para difundir cultura TRAVAGLIA, Luiz Carlos.Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º. e 2º. graus. São Paulo: Cortez, 1996.p.23. Revista Presença pedagógica Editora Dimensão Vol.19/N.119

Nenhum comentário:

Postar um comentário