segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Indicadores da Qualidade na Educação


Indicadores da Qualidade na Educação
A Ação Educativa, em parceria com o Mec e o Unicef, lançou uma nova versão dos Indicadores da Qualidade na Educação, que agora inclui a dimensão Ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Os Indicadores da Qualidade na Educação, também conhecidos como Indique, são um instrumento para ajudar as comunidades escolares a se mobilizarem em torno de ações para melhorar a escola. Um conjunto de perguntas e respostas, aliado a um sistema de sinalização por cores de fácil compreensão, revela o que vai bem e o que precisa ser melhorado. Os Indicadores de Qualidade permitem que desde alunos, professores, funcionários até os pais identifiquem pontos fortes e fracos na escola através de uma avaliação. A idéia é que os indicadores orientem uma reflexão da comunidade escolar sobre suas demandas e possíveis melhorias. Visando englobar os diversos aspectos do conceito de qualidade educativa, os indicadores são divididos em sete dimensões. Dessa forma, permitem avaliação sobre o ambiente educativo, prática pedagógica e de avaliação, ensino e aprendizagem de leitura e escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, espaço físico e acesso, permanência e sucesso na escola.
Fonte:(retirado do site da Ação Educativa: http://nsae.acaoeducativa.org.br/portal )http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/publicacoes/IndicadoresdeQualidadenaEducacao.pdf/view 
Postagens:Ivonete Carvalho 


2 comentários:

  1. Os indicadores de qualidades da educação; nos dá uma noção de que, o que vai bem e o que vai mal, e a parti da ai nos direciona para que possamos buscar melhorias para dias melhores.

    ResponderExcluir
  2. Os indicadores de qualidades da escola; nos oportuniza avaliar melhor a instituição de ensino.

    ResponderExcluir